sábado, 4 de junho de 2016

JUSL: 19 ANOS DE MEMÓRIA E RESISTÊNCIA

Na noite desta sexta-feira (03), estivemos reunidos entre as diversas gerações da “Juventude Unida à Santa Luzia” (JUSL) para participar de uma das atividades em celebração aos seus 19 anos de história. Este grupo de jovens da Pastoral da Juventude, nasceu numa das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Paróquia Santa Edwiges, mas que há dois anos atrás foi elevada à Paróquia Santa Luzia do Bom Futuro, ambas localizadas no bairro da Cabanagem (Belém/PA).

O momento foi dedicado a recordação da vida das pessoas e atividades desenvolvidas durante esse período. Entre a partilha, depoimento de pessoas que pessoas que manifestaram gratidão e apresentaram os frutos da caminhada no grupo. O processo de formação integral na PJ foi citado pel@s presentes como referência para outros trabalhos pastorais assumidos na paróquia, bem como na vida afetiva, acadêmica, profissional, etc.

Durante a ocasião, também foi lembrado ex-coordenadores e grupos da Paróquia Santa Edwiges como o JAVE, Reluz e outros com quem puderam viver essa experiência. Foi lembrado também a participação e a colaboração do jovem Alan Silva, mas que aos 25 anos de idade, foi assassinado durante um assalto ocorrido naquelas proximidades em 2012.

Antes de concluir, fomos surpreendidos por outr@s jovens que adentraram assustad@s o salão onde estávamos, por conta de um outro homicídio que tirou a vida de mais uma pessoa naquela periferia. Eram integrantes de uma quadrilha junina que aguardavam para ensaiar no mesmo local que estávamos, mas que depois se deslocaram para outro lugar, em fuga daquela situação.

Portanto, os sinais dos tempos de ontem e o hoje continuam a provocar o JUSL cada vez mais sonhar e construir a “Civilização do Amor” com a juventude. 1997 é um porto, que não sabemos onde esse barco vai ancorar. E talvez nem deva ser nossa pretensão pois, como diria Guimarães Rosa: “A coisa não está na chegada, nem na partida, mas na travessia”. Portanto, no seguimento de Jesus Cristo, “avancem para as águas mais profundas” (Lc 5,4) sendo profetas e profetizas da Esperança, testemunhas do Reino!


Comente a postagem com o Facebook: