sábado, 7 de maio de 2016

PARÁ REALIZA VIGÍLIA PELOS MORTOS DE AIDS

Envolver, informar e empoderar” é o tema da Vigília Pelos Mortos de Aids que acontece 14 de maio, a partir das 18h. no Portal da Amazônia (Belém/PA). O momento pretende fazer memória as pessoas falecidas em decorrência desta epidemia, bem como fortalecer o compromisso na garantia de uma vida digna, sobretudo das pessoas que vivem com HIV/Aids.

Há 33 anos, o “International AIDS Candlight Memorial” como também é conhecido, mobiliza pessoas, comunidades e governos do mundo inteiro, para um dia comum de lembrança às vítimas da aids, bem como informar sobre prevenção e tratamento ao vírus.

Em Belém, esta atividade vem sendo organizada pela Pastoral da Aids – CNBB/Norte 2, em parceria com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFSMA) e a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids (Jovens + Pará). Além disso, conta com o apoio de outras organizações da Igreja Católica e instituições da sociedade civil que atuam nessa temática.

Para Eduardo da Amazônia, responsável pela celebração, o momento contribui para conscientizar a sociedade acerca da aids e dos demais problemas correlacionados. Para ele “a vigília não é um momento de morte, mas de vida, ocasião em que lembramos de pessoas que não foram enterradas, mas plantadas para ser semente de luta e esperança para esta causa”.

HISTÓRIA DO MEMORIAL
O final dos anos 70 e o início da década de 80, foram marcados por uma doença até então desconhecida. Nos Estados Unidos, Haiti e África Central, pessoas começaram a falecer com sintomas da pneumonia, de um conjunto de infecções oportunistas ou um câncer raro, conhecido como “Sarcoma de Karposi”. Em 1981, descobre-se então a aids.

Em 02 de maio de 1983, na cidade de San Francisco – EUA, um grupo de jovens vivendo com HIV, formado por Bobbi Campbell, Bobby Reynolds, Dan Turner e Mark Feldman, decidiu realizar uma marcha a luz de velas para chamar a atenção sobre a situação das pessoas que estavam morrendo por aids. Na bandeira, a frase “lutando por nossas vidas” se tornou o lema do movimento. 

No Brasil, diversos grupos têm assumido a iniciativa, mantendo a sintonia de realizar no terceiro domingo de maio ou aproximado a este dia. Com velas, laço vermelho, canções, bandeiras, flores e outros elementos, reúnem pessoas de boa vontade nesse momento de profunda solidariedade.

AIDS NO PARÁ
O Ministério da Saúde registrou 2011 à junho de 2015, 17.447 casos de aids na Região Norte. Segundo o boletim epidemiológico, nesse mesmo período, 7.514 notificações foram no Pará, colocando-o na sétima posição de casos confirmados no Brasil, liderando a epidemia na Amazônia.

A capital Belém, ocupa o terceiro lugar de casos de aids e óbitos no ranking das capitais brasileiras, junto aos municípios paraenses de Bragança (6º), Tucuruí (21º), Altamira (22º), Castanhal (26º), Marituba (33º), Santarém (46º), Marabá (58º), Ananindeua (60º), Barcarena (73º) e Parauapebas (82º), com mais de 100 mil hab. Em 2014, o coeficiente de mortalidade por aids neste Estado foi de 8,1/100.000 habitantes.

Edgar Barra, coordenador da RNAJVHA-PA e integrante do “Viva Melhor Sabendo Jovem”, projeto da Plataforma dos Centros Urbanos em Belém, ressalta a importância de incentivar cada vez mais o teste para o HIV, como estratégia de reduzir as mortes por aids, sobretudo na população juvenil. “É fato que muito já avançamos, mas muito ainda precisa ser feito. Não podemos aceitar que jovens venham a óbito por preconceito ou desconhecimento de sua condição sorológica” desabafa.

REDES DE SOLIDARIEDADE
Afim de combater esta realidade alarmante, há iniciativas não apenas dos governos e organismos internacionais, mas também da sociedade civil, como resposta comunitária à epidemia. Para além dos serviços de prevenção e tratamento, organizações não governamentais, movimentos e redes vem desenvolvendo estratégias de forma integral, ou seja, intervindo nos diversos problemas biopsicossociais relacionados à aids.

Além da Pastoral da Aids, serviço da Igreja Católica para prevenção da aids e assistência às pessoas positivas para o HIV, há também diversas organizações articuladas no Fórum Paraense de ONG/Aids e Hepatites Virais – FOPAIDSHV. Há também movimentos e redes específicas como a Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids (RNP+), Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA) e Movimento Nacional de Cidadãs Positivas (MNCP+), presentes no Pará e no território brasileiro.

Neste sentido, Amélia Garcia acredita que as “consultas e antirretrovirais, precisam está atrelados a outras iniciativas pessoais e coletivas que estimulem cada vez mais, não apenas o bem estar individual, mas a garantia de direitos para todos”. Ela que faz parte do Movimento Nacional de Cidadãs Positivas (MNCP+), incentiva pessoas com sorologia a participar de grupos de adesão, instituições e redes de pessoas vivendo com HIV/Aids para apoio mútuo. “uma reflexão diz o seguinte: ‘antes nos escondíamos para morrer, hoje nos mostramos para sobreviver’. É nisso que acredito, se a gente não se une pra fortalecer a nós mesmos e nossa luta, seremos pessoas e grupos enfraquecidos” acrescenta.
_____________________________________

SERVIÇO: 33ª VIGÍLIA PELOS MORTOS DE AIDS
DATA: 14 de maio de 2016
LOCAL: Portal da Amazônia (Belém/PA)
CONTATOS: 91 981831841 ou 982637814

Clique AQUI e confirme sua presença no evento do Facebook.



Trackbacks:

1. Pará realiza Vigília pelos Mortos de Aids (Blog da Pastoral da Aids - Regional Norte 2)
2. Regional Norte 2 organiza Vigília pelos Mortos de Aids (Site CNBB Nacional)
3. Regional Norte 2 organiza Vigília pelos Mortos de Aids (Site da Catolicanet)
4. Pastoral organiza Vigília pelos Mortos de Aids (Site da CNBB - Norte 2)
5. Regional Norte 2 organiza Vigília pelos Mortos de Aids (Site da CNBB - Nordeste 1)
6. Regional Norte 2 organiza Vigília pelos Mortos de Aids (Site Católicos)
7. Regional Norte 2 organiza Vigília pelos Mortos de Aids (Site do Pe. Emanuel e Ana Maria)
8. Pará realiza Vigília pelos Mortos de Aids (Rádio Vaticano)
9. Regional Norte 2 organiza Vigília pelos Mortos de Aids (Site Verbonet)
10. Pará realiza Vigília pelos Mortos de Aids (Jornal Niterói Católico)
11. Regional Norte 2 organiza Vigília pelos Mortos de Aids (Paróquia São Francisco de Assis - São Luiz/MA)
12. Pará realiza Vigília pelos Mortos de Aids (Arquidiocese de Cascavel/PR)
13. Pastoral da Aids faz vigília pelos que morreram vítima da epidemia (Agência de Notícias da Aids)
14. Pará realiza vigília pelos mortos de AIDS (Site do CEBI Nacional)
15. Pará realiza Vigília pelos Mortos de Aids (Diocese de Erexim/RS)

Comente a postagem com o Facebook: