quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PASTORAL DA AIDS REALIZA SEMINÁRIO NACIONAL DE PREVENÇÃO

Com objetivo de analisar, na perspectiva da prevenção, a atual conjuntura do enfrentamento da Aids, será realizado entre os dias 02 e 04 de outubro, a 13ª edição do Seminário Nacional de Prevenção ao HIV, em Porto Alegre/RS. A atividade promovida pela Pastoral da Aids, em parceria com a Casa Fonte Colombo – Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva-HIV e a Escola superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF num cenário em que, segundo o último relatório do Programa das Nações Unidas sobre HIV – UNAIDS, estima-se que 36,9 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com o vírus, mas só metade delas sabem.
Entre os convidados está Dr. Fábio Mesquita, diretor do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais (Ministério da Saúde); Maria Clara Gianna, coordenadora da Política de Aids em São Paulo (CRT DST/Aids-SP); Veriano Terto, Jr. docente no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ) e membro da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA); Rubens Duda, do Programa Municipal de DST e Aids de São Paulo; Luiz Carlos Susin, frei capuchino, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, é professor na PUCRS e Ricardo Charão, ex-coordenador estadual de DST/Aids do Rio Grande do Sul.

De 2000 a 2014, o número de infecções no mundo caiu 35% e passou de 3,1 milhões para 2 milhões no ano passado. O número de mortes também caiu 41% nesses 15 anos. Entretanto, no Brasil, os casos de infecção ao HIV cresceu 11% entre 2005 e 2013 no Brasil, acreditando-se que cerca de 734 mil pessoas vivam com o vírus. Preocupa ainda o fato de que a aids continua a crescer na população juvenil. Entre os jovens do sexo masculino de 15 a 19 anos, o número de casos aumentou mais de 50% na última década. Neste sentido, pretende debruçando-se sobre a experiência da medicalização, suficiência da rede de atenção, papel da rede básica, superação da “ditadura do preservativo”, incorporação de novas tecnologias, papel das organizações da sociedade civil e compreensões da sexualidade.

Segundo Frei José Bernardi, secretário executivo da Pastoral da Aids, este é um evento que acontece anualmente sobre os desafios que a epidemia apresenta no campo da prevenção. Ele acredita que “enquanto há novas infecções, ainda temos necessidade de respostas novas e de novas estratégias para evitar que o contágio continue”. Por reunir diversas lideranças, ele acredita que “é uma oportunidade para animar as equipes que se dedicam em todo o Brasil e incentivar práticas promissoras”. “O evento é importante também, porque proporciona diálogo entre os agentes de pastoral e profissionais da área da saúde, estudiosos que estão pesquisando nas universidades e gestores das três esferas de governo, responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo do HIV e aids”, acrescenta. 

PROGRAMAÇÃO

Para Frei Carlos Lunardi, assessor da Pastoral da Aids, o seminário traz novamente a preocupação da prevenção e quer conscientizar e comprometer os agentes no engajamento e na disseminação de informação correta e segura para a prevenção. “Ainda não chegamos: o permanente desafio da prevenção” é o tema desta atividade, que quer pautar a situação vivida em relação à epidemia.

Além da cerimônia de abertura, o seminário terá três grandes conferências com os temas: “Evidências da eficácia da estratégia ‘testar e tratar’ no Brasil”; “Como equacionar prevenção em populações-chave e população em Geral?” e “Como tratar a sexualidade para impactar na prevenção do HIV?”. O momento também será de integração, celebração e compromisso para as equipes de pastoral espalhadas nas dioceses do Brasil.

De acordo com o assessor, a novidade que o seminário quer trabalhar é reafirmar aos agentes de pastoral, lideranças do movimento social e gestores que estarão presentes, que ainda se faz necessário investir na prevenção e que precisamos urgentemente dialogar - gestão, sociedade civil, serviços e sociedade - na busca de unidade e consenso para um eficaz enfrentamento do HIV e da Aids” em sintonia com o apelo expressado na carta do Papa Francisco enviada à 8ª Conferência da Sociedade Internacional da Aids, em julho, no Canadá. “É urgente a união de esforços de todos os setores sociais”, reforça.

PASTORAL DA AIDS – UM DESAFIO DE SOLIDARIEDADE

Instituída em 2002, a Pastoral da Aids é um serviço da Igreja Católica do Brasil que atua no enfrentamento da epidemia do HIV, que colabora na contensão desta epidemia em parceria com outras igrejas, profissionais de saúde, gestores governamentais e organizações da sociedade civil. Tem sido presença em todos os regionais da CNBB, num contínuo processo de implantação nos diversos estados e municípios.

“O desafio da prevenção permanece, a epidemia da Aids ainda não foi vencida” destaca Lunardi. Muitas novas infecções acontecem e amargamos ainda altos índices de óbitos. A Igreja Católica, através da Pastoral da Aids, que é um importante serviço no cenário Brasileiro, tem ampla atuação nas dioceses e paróquias com ações concretas junto à população.

“O sonho de todos é que nenhuma pessoa se infecte mais pelo HIV”, comenta Frei Carlos Lunardi, assessor nacional da Pastoral da Aids. Segundo ele, “a Pastoral da Aids tem investido esforços e recursos na capacitação de agentes multiplicadores para que desenvolvam ações de prevenção, informação e orientação de toda a população com atenção especial em áreas e populações mais desassistidas”. “Também temos um trabalho permanente de elaboração de materiais, desenvolvimento de campanhas sobre o diagnóstico precoce, compreendendo que tratar também é uma forma de prevenir e grandes concentrações de população por ocasião da vigília pelos mortos de Aids e no primeiro de dezembro, dia mundial de luta contra a Aids”.

SERVIÇO

XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE PREVENÇÃO AO HIV
Data: 02 à 04 de outubro de 2015
Local: Auditório Dom Helder Câmara
Endereço: Rua Tomás Edison, 212 (ao lado da Igreja Santo Antônio do Partenon - Porto Alegre/RS) Contatos: 51 3346-6405 (Cristiane Saraiva) ou secretaria@fontecolombo.org.br

Comente a postagem com o Facebook: