quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CAMPANHA: FÉ E VIDA NA ROMARIA

Todos os anos, durante o mês de outubro, um mar de pessoas toma conta das ruas de Belém do Pará, na celebração da maior festa religiosa do Brasil: o Círio de Nazaré. A tradição reúne pessoas do mundo inteiro que com o povo amazônico vivem aquela que popularmente é chamado “natal dos paraenses”.

Desde as pequenas novenas realizadas nas casas, até as grandes romarias, sobretudo a principal que acontece no segundo domingo, as manifestações de amor e devoção são diversas. O cheiro da maniçoba, comida típica deste momento, exala nas ruas e vielas, com um incenso que perfuma a capital.

Em 2013, justamente nesta época, movido por este sentimento de fé, pedi e alcancei juntamente com a Rede Jovens + Pará, uma graça intercedida pela Virgem de Nazaré. Num momento em que desacreditávamos não mais conseguir recurso para a realização de uma atividade, recebemos a boa notícia: o projeto de vocês foi aprovado! Como na passagem das Bodas de Caná (Jo 2,1-11), Maria novamente recorre ao seu Filho que nos concede essa dádiva.

Entretanto, a promessa ainda não foi retribuída, conforme o prometido, mas desejo concretizá-la este ano. Inicialmente a ideia era acompanhar a procissão do Círio na corda, mas depois pensei que poderia ser vivido na simplicidade e com um diferencial, bem como foi/é a vida de Maria no compromisso ao Projeto de Deus. Mas, como fazer isso? Como unir fé e vida neste momento tão profundo ao nosso povo?

Resolvi, então, produzir ventarolas (leques, abanos ou outros nomes que se dão Brasil afora) para serem distribuídas durante o percurso da caminhada. Entretanto, não seriam comerciais, mas informativas, levando mensagem de vida no enfrentamento à aids e do respeito às pessoas vivendo com HIV, especialmente aos jovens no qual tenho me dedicado.

Com a ajuda de amig@s, estou tentando elaborar uma proposta para a arte visual, entre sugestões que vão sendo colhidas e amadurecidas, como a imagem de Nossa Senhora envolvida pelo laço vermelho (símbolo desta luta-causa), bem como em algum lugar ter o nome de pessoas e grupos que ajudaram tornar este sonho, uma realidade.

Neste sentido, venho solicitar a sua importante colaboração, no valor e/ou na forma que puder investir na impressão dessas ventarolas. Desde já, agradeço a atenção dispensada, as intenções dedicadas e as contribuições compartilhadas. E que “Maria, Mulher Eucarística”, guie-nos até Jesus, numa comunhão (diaconia) a serviço (koinonia) da vida!

Eduardo da Amazônia
AGENTE DE PASTORAL E EDUCOMUNICADOR POPULAR.

As doações podem ser combinadas pelos contatos:
Fone: (91) 98183-1841 (TIM/Wahtsapp)
E-mail: eduardopaidegua@hotmail.com

Comente a postagem com o Facebook: