quarta-feira, 2 de setembro de 2015

JOVENS DO PARÁ SE ORGANIZAM NA LUTA CONTRA A AIDS

Segundo o boletim epidemiológico publicado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o Pará ocupa a 7ª posição dos 27 Estados Brasileiros no ranking da taxa de incidência de casos notificados de Aids, ficando na quinta posição na Região Norte. É para pensar conjuntamente em estratégias para reverter esse quadro alarmante que será realizado, nos dias 05 e 06 de setembro, no Centro Magis de Juventude, o Encontro Estadual de Jovens Vivendo com HIV/ Aids – EEJVHA .

Com o lema “Junt@s Somos Mais”, pretende-se agregar no EEJVHA jovens lideranças e adultos atuantes na causa da juventude com foco no enfrentamento da epidemia, para fortalecer a luta contra a aids nos diversos municípios do Pará. No período de 2009 a 2013, Belém ocupou 5º lugar no ranking das capitais brasileiras com maior incidência de casos de Aids, além de Marituba (6º), Tucuruí (20°), Castanhal (32°), Ananindeua (53°), Paragominas (62°), Bragança (82°) e Parauapebas (89°), posicionados na lista dos 100 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

A atividade organizada pela Rede Jovens + Pará, articulação estadual da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids – RNAJVHA, pretende avaliar, refletir e planejar sua atuação no Estado, na sua organização e planejamento. O jovem Edgar Barra do município de Ananindeua/PA, destaca que este momento pretende “reestruturar e fortalecer a Rede de Jovens, revendo e planejando sua caminhada, buscando aproximar, articular e capacitar novos participantes para atuarem nos diversos municípios do Estado”. A expectativa “é que nossa visão e trabalho cresçam, frutifiquem e multipliquem-se, como uma semente que cai em terra boa”, acrescenta.

PROGRAMAÇÃO

O Encontro inicia no sábado (05) com a abertura oficial, seguido de uma roda de conversa sobre juventude, redes e soropositividade, Eduardo da Amazônia da assessoria da Pastoral da Juventude (Arquidiocese de Belém) e Cleuma Magalhães, assistente social do Serviço de Atendimento Especializado (SAE – Parauapebas). Ainda neste mesmo dia, acontece a análise de conjuntura facilitada por Kiko Rodrigues da Articulação Nacional de Luta contra a Aids (ANAIDS).

No domingo (06) acontece a avaliação e planejamento, com a colaboração da mestranda Lyah Corrêa do GT de Diversidade Sexual (CRP – 10ª Região PA/AP) e Francisco Araújo da coordenação regional da Pastoral da Aids (CNBB – Norte 2). Ainda dentro da programação, teremos espaços celebrativos e de integração entre os participantes para socializar experiências pessoais e coletivas. “Espero que o Encontro possa energizar os jovens, resgatando valores e princípios, protagonizando uma nova história”, ressalta o jovem Paulo Victor, que também é um dos organizadores da atividade.

SERVIÇO
Encontro Estadual de Jovens vivendo com HIV/Aids – Pará
Data: 05 e 06 de setembro de 2015
Local: Centro Magis de Juventude (Belém/PA)
End.: Rua Oliveira Belo, 308 – Umarizal.
Contatos: (91) 81831841 ou 992663525
Blog: www.JovensMaisPara.blogspot.com.br

Comente a postagem com o Facebook: