quarta-feira, 28 de março de 2012

PROVOCAÇÕES NO DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

“Nós estamos aqui reunidos(as) como estavam em Jerusalém
Pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem..”

No mesmo dia em que celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos), celebramos também o Dia Mundial da Juventude, que este ano tem como tema o trecho da Carta de São Paulo aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). Jerusalém e Juventude são duas realidades complexas e abastadas que também possuem pontos em comum. Ambas, necessitam ser refletidas enquanto espaço pedagógico e teológico, para que possamos de fato “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações” (João Paulo II).

Antes de chegar a Jerusalém, Jesus repassou algumas orientações a seus discípulos. Em sua entrada na cidade, uma multidão acolheu com gestos e gritos de louvação: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Cf. Mt 21,1-11). Entendendo a juventude como realidade teológica, onde a manifestação de Deus se faz presente, ousamos perguntar: como a Igreja está acolhendo os(as) jovens?

Ainda em Jerusalém, percebemos o conflito político e religioso que existe até hoje naquela cidade. Ela é o centro espiritual das religiões judaica, cristã e islâmica, onde encontramos o paradoxo da opressão e da injustiça. Todavia, é espaço onde se manifesta a profecia através de homens e mulheres, que se colocam em favor do povo. Num link a isto, encontramos uma pluralidade de segmentos juvenis hoje atuando no cenário social e eclesial. As Pastorais da Juventude do Brasil, por exemplo, são organizações que defendem a bandeira do PROTAGONISMO JUVENIL, em vista de um desenvolvimento integral da pessoa. Afinal, “quem diz que a autonomia, na Igreja, já era, é não entender nada de Evangelho nem de juventude” (Hilário Dick). Mas como estamos trabalhando a formação para a autonomia de nossos(as) jovens, para que sejam cristãos e cristãs de reflexão e ação crítica na sociedade?

Ali também na “Cidade da Paz”, é também lugar onde Cristo institui a Eucaristia. Celebra com seus amigos a última ceia e recomenda que repitam esta mesma vivência em Sua memória. Partilhar do pão e do vinho não é só um gesto ou um rito que se encerra, mas um sinal de unidade e de comunhão com o Projeto do Pai em favor da vida. Rumo ao XVII Congresso Eucarístico Nacional a se realizar em 2016 em Belém/PA, os(as) jovens querem e precisam comer deste corpo e beber deste sangue que é a nossa utopia. Como estamos compartilhando deste alimento de nossa fé e de nossa vida para com estes(as)? Como estamos comungando da vida dos(as) mártires da Amazônia, testemunhas do Reino?

A chegada do Messias é motivo de alegria e esperança (cf. Lc 1; 2,10) e até o fim faz este convite à permanência em seu amor para uma alegria completa (Jo 15, 9.11). Esta relação entre o Pai e o Filho, em favor do povo, cativou muita gente. Assim também é a vivência dos(as) jovens quando estimulado sua autonomia. O protagonismo juvenil é um dos exercícios que mais expressa a manifestação do Espírito. Portanto, como promover a participação critica, criativa e cuidante da juventude em nossos grupos e comunidades?

Doando-se, Jesus em Jerusalém entrega sua vida em favor da humanidade. Neste sentido, a próxima Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Brasil impulsiona o convite: “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28,19). Como seguir Jesus no compromisso com os(as) excluídos(as), assumindo Jerusalém como lugar de “dar a vida”, de entregar-se por uma causa?

"Jerusalém é rodeada de montanhas, assim Javé envolve o seu povo, desde agora e para sempre" (Sl 125, 2). Provocados(as) pela Jerusalém juvenil em sua dinâmica, criatividade e diversidade, tornemos estes eventos/atividades, oportunidades de conversão ao Novo. Na alegria que brota do coração da juventude, façamos memória de Cristo, tornando sua Páscoa a Páscoa da gente!

Comente a postagem com o Facebook: