segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PALAVRAS SOBRE ADVENTO E LIBERTAÇÃO

O advento é momento oportuno para refletir: como estamos esperando a libertação? Como estamos preparando a vinda do Cristo? Sim, porque com certeza você já parou pra ver o quanto a violência está presente em nosso cotidiano. E quando falo da violência, não quero resumir somente a física, mas as variadas formas que ela se manifesta. Será que somente com "assistencialismos" e "faz-de-conta que te evangelizo" dá jeito? Acredito que não... Mas, ainda bem que ainda tem gente que acredita e faz a libert-ação! Bem-aventuradas/os estes que tem fome e sede de libertação!!!

E as Escrituras nos alertam: "Ergam a cabeça!"(Cf. Lc 21,28). Abram os olhos, levantem-se e vão profetizar: denunciem tudo aquilo que está, de fato, destruindo a vida e anunciem formas possíveis de mudança na realidade, ensaiados e discutidos com as/os empobrecidas/os. Mas cuidado, "nem tudo que reluz é ouro". É preciso estar atento com as ferramentas (música, teatro, dança, meios de comunicação...) que se utiliza para promover libertação. É preciso que elas também estejam com este propósito. Mais que isso: percebem se estas não estão fortalecendo o comodismo, o individualismo e o consumismo.

Já não nos basta ficar somente enfeitando nossas casas, preparando a ceia natalícia, se as políticas públicas que precisamos, nos falta. O coro pode até está afinado na celebração de Natal, mas lembre-se: na hora do Noite Feliz, nem todas as casas terão pão...

Comente a postagem com o Facebook: