quinta-feira, 1 de novembro de 2007

REFLEXÃO A CERCA DA HOMOSSEXUALIDADE E A BÍBLIA

Há um certo tempo, venho percebendo o quanto a Bíblia vem se transformando em cruz para muitos homossexuais. O uso indevido desta somente para defender idéias subjetivas, tem distanciado cada vez mais gays e lésbicas de Deus.

A primeira argumentação baseia-se fundamentalmente na criação do homem e da mulher (Gn 1,27; 2,23-24). O fato de um gay ou lésbica gostar de uma pessoa do mesmo sexo, não o faz deixarem de serem respectivamente homem e mulher. Outra coisa que se deve considerar é o terreno em que esta nasceu. Na cultura judaica a procriação era algo supremo. Tanto que as filhas de Ló tiveram relações sexuais com seu pai simplesmente para continuar a descendência deste(Gn 19,30-38). Como os homossexuais não geram filhos entre si, logo é condenável aos olhos de uma leitura fundamentalista nestes escritos. Com isso é posta no meio desta “abominação” as mulheres que por natureza nascem estéril e o que é triste ainda: reduzir o matrimônio somente a relação sexual para a procriação.

Outra perseguição busca fundamentar-se na destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 19,1-29). A narrativa e outros trechos bíblicos (cf. Is 1,10-17; Jr 23,14; Ez 16,48-50; Mt 10,14-15; Lc 10,10-12; dentre outras mais) nos mostram que tal estrago se dá pela falta da hospitalidade, e opressão. A confusa interpretação no verbo “conhecer” (ou abusar, como na tradução de João Almeida), também tem afirmação equivocada e sustentada ainda pelo fato de Ló oferecer suas filhas. Percebe-se que a intenção principal dos moradores de Sodoma não era o prazer sexual, mas a humilhação aos estrangeiros por conta da xenofobia.

Há outros escritos que os fundamentalistas usam em sua defesa. Levitico 18, 22 é uma das principais passagens para condenar a homossexualidade, como também Rm 1 e 2; 1Cor 6,9 e 1Tm 1,10. O interessante é que ninguém condena e nem se distancia da mulher enquanto está mestruada (Lv 15,19-29) nem condena quem corta o cabelo e tira a barba (Lv 19,27). E mais: se a homossexualidade fosse algo tão abominável, por que Jesus nunca condenou?

Há muitas passagens que mostram o contraste a esse fundamentalismo: o Direito a Vida. Muitos homossexuais estão sendo vitimados por conta destas propagações geradoras de morte, tanto por homicídio como por suicídio. Fingir que não vemos al realidade, é compararmo-nos a Pilatos quando poderia livrar Cristo da cruz. Se a Palavra de Deus é verdade que liberta, então devemos repensar melhor as nossas leituras e práticas sobre a ótica Bíblia. Se Jesus veio para que todos tenhamos vida abundantemente (Jo 10,10), sejamos realmente a imagem e semelhança de Deus, Pai de todos, e dos homossexuais também.

Comente a postagem com o Facebook: